Bate-Papo com Valdo Sandes: "Os Royalties da CHESF"

De maneira simples e aberto ao dialogo, o prefeito em exercício Valdo Sandes recebeu em seu gabinete o blogueiro Ferreira Delmiro para um bate-papo. O primeiro assunto discutido foi os Royalties da CHESF.

A cidade de Delmiro Gouveia recebe milhões por ano de royalties da ANEEL, mas por assim como a câmara de vereadores não cumprir  a Lei da Transparência, oculta a população o destino desse recurso  gerando assim vários questionamentos. Para que a população tenha uma ideia em 2012 a cidade de Delmiro Gouveia recebeu segundo a ANEEL, mais de  9 milhões ( 9.320.489,63).  Esse ano o repasse já está na casa dos 3 milhões.
  Em bate-papo com o prefeito em exercício Valdo Sandes questionou-se: 
Qual a política de uso desse recurso? 
" Os royalties é um recurso que é especifico, pode-se usar para construir estradas, iluminação, obra de infraestrutura, não pode ser usado para folha de pagamento, encargos sociais, ele tem uma amarração na utilização desse recurso, ele tem que ser usado é na parte de infraestrutura unicamente"
Haveria a possibilidade de destinar esse recurso para saúde, educação?  
"Não. Porque é federal, é uma lei federal. Ele pode ser usado na saúde para construção de posto de saúde. Na educação pode ser usado para construir escolas, uma rede de energia, construção de quadra de esporte, toda parte estruturante"
Quanto ao recurso já repassado este ano que está na casa dos 3 milhões o prefeito informou que este recurso está em conta.

   É plausível a disponibilidade do prefeito em exercício Valdo Sandes de tratar de maneira aberta sobre esse recurso, deixando claro que não geriu esse recurso desde que assumiu.  
    No entanto, esclarecido a política de uso desse recurso, paira no ar várias interrogações devido a falta de transparência no uso dos recursos públicos por anos e anos, nós não estamos falando de 100 mil reais, estamos falando de 9 milhões ano que devem ser usado na parte de infraestrutura. E então questiono:
Quantos dos povoados delmirense tem estradas asfaltadas? 
Quantos dos povoados delmirense tem quadra de esporte?
Como estão as escolas?
Como estão os postos de saúde?
 Porquê cidades menores tem Creches, tem quadra de esportes em vários bairros, tem escolas com estruturas modernas, e delmiro não tem?
Como cidadãos  devemos fazer esses e outros questionamentos e exigirmos  as respostas, afinal dizem que somos os patrões e os políticos empregados do povo. Pelo menos na teoria é assim.

Tirem as suas conclusões.

Abraço!!