Atualmente o órgão conta apenas com 127 bolsas. O ideal seria ter 300 bolsas. Só há uma bolsa do sangue tipo B negativo.
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informou, nesta quinta-feira (25), que está com o estoque de sangue em situação crítica, e se não conseguir normalizar a situação, as cirurgias eletivas podem ser canceladas. Atualmente o órgão conta com apenas 127 bolsas de sangue. O ideal seria ter pelo menos 300.
Casos de emergência, como as vítimas de acidentes de trânsito e as feridas por armas brancas e de fogo, que sofrem graves hemorragias, são prioridades no uso do sangue doado.
“Como o sangue não se compra em farmácias e não se fabrica artificialmente, somente a solidariedade dos alagoanos pode contribuir para estabilizar o estoque do Hemoal. E nunca é demais lembrar que, muitas vezes, alguém faz uma doação e acaba ajudando um amigo, parente ou até a ele próprio, porque ninguém está livre de adoecer ou sofrer um acidente”, afirmou a assistente social do Hemoal, Natasha Souza.
De acordo com o órgão, a situação é considerada crítica, porque dos oito tipos sanguíneos que existem, cinco estão com estoque muito baixo:
- 7 bolsas do tipo B positivo
- 32 bolsas do tipo O positivo
- 4 bolsas do tipo A negativo
- 4 bolsas de O negativo
- 1 bolsa de O negativo
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...