MPE investiga doação ilegal de imóvel pela Prefeitura de Arapiraca

Um novo caso de doação irregular de bem público pela Prefeitura de Arapiraca está sendo investigado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Arapiraca e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público. Na última terça-feira (17), a instituição deu início a um inquérito civil público a fim de apurar a cessão de um imóvel do Município para a empresa Rápido Infoshop Ltda.

Para instaurar o procedimento, o promotor de Justiça Napoleão Franco Amaral considerou que o caso se trata de doação condicional. No entanto, segundo o promotor, não há indicativo de que a empresa beneficiada cumpriu com as exigências previstas na legislação. Para o representante do MPE/AL, o não cumprimento dos encargos assumidos pela empresa donatária obriga automaticamente a reversão do bem público ao município doador.

“O Município de Arapiraca foi omisso na fiscalização quanto ao cumprimento das exigências contidas na Lei Municipal nº 2.819/2012, permitindo que o bem público fosse indevidamente incorporado ao patrimônio particular. A análise do Registro de Matrícula 53.625, do 1º Ofício de Arapiraca aponta a ocorrência de grave lesão ao patrimônio público. Isso porque o instrumento de doação do imóvel pode ter violado a Lei Orgânica do Município de Arapiraca, na Lei 8.666/93, assim como a Municipal 2.819/20012”, afirma o promotor.

No procedimento, o MPE/AL vai coletar informações sobre as responsabilidades, promovendo a coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligencias necessárias nos termos da lei, a fim de colaborar com a investigação.

Cada Minuto